segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O APRENDIZ

O aprendiz chega à sala do mestre esbaforido e manda na lata:
_ Por quê?
O mestre nada faz. Não esboça qualquer reação a pergunta, fica impávido.
O aprendiz não se deixa vencer a essa primeira negativa e prossegue:
_ Me diga, você é o mestre.
Os olhos do mestre se fecham.
O aprendiz começa por enervar-se.
_ Sei que pode me ouvir. De que adianta ser mestre se não é capaz de ouvir.
O mestre suspira. Apenas isso. Apenas um suspiro.
O aprendiz sai praguejando, para em uma hora voltar.
_ Pode ser que tenha perguntado errado. Não é o porquê, mas como?
O mestre mantém sua postura. Quem olhar essa cena pode achar nela uma pitada de crueldade no velho mestre. Todos notam como o aprendiz está ansioso por uma palavra do velho mestre.
_ Mestre como? Qual o sentido?
Ainda nada.
_ Se não é o porquê e nem o como, que pergunta devo fazer?
O mestre por fim responde:
_ As perguntas não possuem relação com as respostas. Pelo menos não com as respostas que espera.
O aprendiz vira-se e caminha com o peso do desapontamento. O que ele quer dizer. Não se deve perguntar. Será que a aceitação é o que resta. Aceitar tudo é o caminho?
Anos passam e o mestre resolve voltar a questão com o aprendiz, que agora já é mais que um aprendiz, mas alguém com muitas responsabilidades dentro da estrutural na qual estão inseridos.
_ Lembra quando quis saber o porquê ou como, uma coisa que sempre quis saber de que porque falava, já que a vida tem tantos desses e andam por tantas partes.
_ Não me lembro mestre. Às vezes o que resta é apenas o banhar-se no rio da vida. Ver o porquê e o como das coisas é uma necessidade, todos queremos poder tocar a verdade mesmo que essa seja apenas nossa, nem me lembro mais o que me inquietava aquela tarde. Fiquei com muita raiva do senhor por muito tempo, mas por agora, tenho esse, que considero um dos maiores ensinamentos que aqui tive: não se pode culpar o tempo quando a esse não damos passagem. Só o tempo é o senhor da vida.
Ao que o mestre responde:

_ Já não é mais um aprendiz. Fico feliz.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário